No terceiro dia em Pamplona fomos visitar a escola de Dª Àlvara de Àlvarez em Falces, um pequeno município, situado na zona sul, a cerca de 30 minutos.
Os alunos que frequentam esta escola são na maioria filhos de emigrantes, que trabalham na agricultura local ou serviços, com condições socioeconómicas baixas.
Fomos recebidas por uma educadora de infância que nos guiou pelos diferentes espaços e salas do pré-escolar, onde pudemos observar os materiais, organização dos espaços e dinâmicas, que consideramos serem semelhantes às nossas práticas. As salas estão divididas por áreas de jogo/atividades, podendo ser utilizadas de forma livre, quadros de registo de rotinas e regras. Os educadores utilizam várias metodologias de trabalho no desenvolvimento das atividades. As maiores diferenças que observámos foi a existência da uma área de expressão dramática composta por uma estrutura mais elevada de madeira e uma "área da casinha" com dois pisos, de grandes dimensões, em cada uma das salas.
Depois da pausa para o "almuerzo" (pausa para o lanche da manhã) fomos visitar as salas do 1º ciclo. Fomos conduzidas por uma professora que nos mostrou a forma de trabalho implementada, que nos surpreendeu bastante, pelo que não utilizam salas por turmas, mas as turmas estão misturadas por anos dois a dois (1º/2º ano e 3º/4 ano) e as salas estão dispostas por áreas curriculares (matemática; língua; arte, ciência; EusKera; religião e moral; educação física; música e multimédia). Os alunos dirigem-se às diferentes salas/áreas de acordo com o horário estipulado, que se encontra afixado em local visível.
O espaço exterior está dividido em duas áreas distintas (coberta, e descoberta), uma horta e com estruturas de brincar em madeira e pneus reciclados que foram decorados pelos alunos do 5º e 6º ano.
A articulação com a comunidade e os vários níveis educativos é muito valorizada. Os alunos que não frequentam as aulas de religião vão para as salas do pré-escolar desenvolver atividades com as crianças, o recreio é feito em conjunto, e, na sala de trabalhos oficinais os alunos realizam projetos úteis para a comunidade educativa.
Comentários
Enviar um comentário