Avançar para o conteúdo principal

ERASMUS Pamplona

 No terceiro dia em Pamplona fomos visitar a escola de Dª Àlvara de Àlvarez em Falces, um pequeno município, situado na zona sul, a cerca de 30 minutos. 

Os alunos que frequentam esta escola são na maioria filhos  de emigrantes, que trabalham na agricultura  local ou serviços, com condições socioeconómicas baixas.

Fomos recebidas por uma educadora de infância que nos guiou pelos diferentes espaços e salas do pré-escolar, onde pudemos observar os materiais, organização dos espaços e dinâmicas, que consideramos serem semelhantes às nossas práticas. As salas estão divididas por áreas de jogo/atividades, podendo ser utilizadas de forma livre, quadros de registo de rotinas e regras. Os educadores utilizam várias metodologias de trabalho no desenvolvimento das atividades. As maiores diferenças que observámos foi a existência da uma área de expressão dramática composta por uma estrutura mais elevada de madeira   e uma "área da casinha" com dois pisos, de grandes dimensões, em cada uma das salas.

Depois da pausa para o "almuerzo" (pausa para o lanche da manhã) fomos visitar as salas do 1º ciclo. Fomos conduzidas por uma professora que nos mostrou a forma de trabalho implementada, que nos surpreendeu bastante, pelo que não utilizam salas por turmas, mas as turmas estão misturadas por anos dois a dois (1º/2º ano e 3º/4 ano) e as salas estão dispostas por áreas curriculares (matemática; língua; arte, ciência; EusKera; religião e moral; educação física; música e multimédia). Os alunos dirigem-se às diferentes salas/áreas de acordo com o horário estipulado, que se encontra afixado em local visível. 

O espaço exterior está dividido em duas áreas distintas (coberta, e descoberta), uma horta e com  estruturas de brincar em madeira e pneus reciclados que foram decorados pelos alunos do 5º e 6º ano.

A articulação com a comunidade e os vários níveis educativos é muito valorizada. Os alunos que não frequentam as aulas de religião vão para as salas do pré-escolar desenvolver atividades com as crianças, o recreio é feito em conjunto, e, na sala de trabalhos oficinais os alunos realizam projetos úteis para a comunidade educativa.














Comentários

Mensagens populares deste blogue

ERASMUS Pamplona

Na 5ª feira, dia 15 de junho a nossa visita foi na escola municipal de Mendigoiti, uma escola onde as crianças, famílias e docentes falam maioritariamente em Euskera.  Fomos recebidas pela diretora que nos guiou pelos espaços e explicou a metodologia de trabalho - metodologia ativa.  Nesta escola as crianças desenvolvem-se em comunidades de aprendizagem, de forma autónoma e responsável através da ação, onde os professores têm um papel de mediadores/orientadores e em que as emoções e os valores do respeito, amizade, tolerância, parceria e cooperativismo são muito valorizadas. Os ambientes criados intencionalmente pelos professores, com um plano de trabalho definido por objetivos e procedimentos  e postos em prática através da concretização de projetos, possibilitam o desenvolvimento holístico de todas as crianças. Os materiais e jogos utilizados são na maioria de inspiração Montessori, contudo, existe a reciclagem e reutilização de outros materiais e alguns destes são doad...

Build Your App, Teach Your Students How to Build Their Apps! 27-06-2022 a 02-07-2022 - Florença

Uma semana, verdadeiramente fantástica, de aprendizagem e partilha no "Berço do Renascimento"! Florença dia 1 - 27-06-2022 A chegada à Teacher Academy em Florença! Formador: Lorenzo Gaspari Professores da Alemanha, Espanha, Polónia, Portugal e Hungria. Primeira sessão. As apresentações. Introdução ao MIT App Inventor - Lorenzo Gaspari. A primeira APP. Florença dia 1 - depois da formação a bela Florença.                                                                     Basilica di San Lorenzo. Santa Maria del Fiore.   Fontana del Nettuno. Piazza della Signoria. Rio Arno. Ponte Vecchio. Florença dia 2 - 28-06-2022 Segundo dia Segunda APP.                                 APP  um pouco mais com...
 5º Dia de mobilidade em Helsínquia - Formação  Eco Schools  e  Future Classroom -Terminámos a mobilidade. Soube a pouco, pois achei que iria aprender bastante mais sobre a escola do futuro e o sistema de ensino finlandês. Apesar de tudo, este último dia foi ótimo com a visita a uma escola primária (do 1º ao 6º ano) em Vantaa. A diretora recebeu os grupos Erasmus e preparou uma sessão de apresentação do modelo de gestão da sua escola. Aliás, bem diferente do que temos em Portugal. Na visita aos espaços, fomos orientados por alunos do 5ºano que nos explicaram tudo num inglês perfeito. Gostaria de ter visitado também uma escola secundária, mas não foi possível. Fica para a próxima vez.