Avançar para o conteúdo principal

ERASMUS Pamplona

 No terceiro dia em Pamplona fomos visitar a escola de Dª Àlvara de Àlvarez em Falces, um pequeno município, situado na zona sul, a cerca de 30 minutos. 

Os alunos que frequentam esta escola são na maioria filhos  de emigrantes, que trabalham na agricultura  local ou serviços, com condições socioeconómicas baixas.

Fomos recebidas por uma educadora de infância que nos guiou pelos diferentes espaços e salas do pré-escolar, onde pudemos observar os materiais, organização dos espaços e dinâmicas, que consideramos serem semelhantes às nossas práticas. As salas estão divididas por áreas de jogo/atividades, podendo ser utilizadas de forma livre, quadros de registo de rotinas e regras. Os educadores utilizam várias metodologias de trabalho no desenvolvimento das atividades. As maiores diferenças que observámos foi a existência da uma área de expressão dramática composta por uma estrutura mais elevada de madeira   e uma "área da casinha" com dois pisos, de grandes dimensões, em cada uma das salas.

Depois da pausa para o "almuerzo" (pausa para o lanche da manhã) fomos visitar as salas do 1º ciclo. Fomos conduzidas por uma professora que nos mostrou a forma de trabalho implementada, que nos surpreendeu bastante, pelo que não utilizam salas por turmas, mas as turmas estão misturadas por anos dois a dois (1º/2º ano e 3º/4 ano) e as salas estão dispostas por áreas curriculares (matemática; língua; arte, ciência; EusKera; religião e moral; educação física; música e multimédia). Os alunos dirigem-se às diferentes salas/áreas de acordo com o horário estipulado, que se encontra afixado em local visível. 

O espaço exterior está dividido em duas áreas distintas (coberta, e descoberta), uma horta e com  estruturas de brincar em madeira e pneus reciclados que foram decorados pelos alunos do 5º e 6º ano.

A articulação com a comunidade e os vários níveis educativos é muito valorizada. Os alunos que não frequentam as aulas de religião vão para as salas do pré-escolar desenvolver atividades com as crianças, o recreio é feito em conjunto, e, na sala de trabalhos oficinais os alunos realizam projetos úteis para a comunidade educativa.














Comentários

Mensagens populares deste blogue

MOBILIDADE ERASMUS+ 2023 GRÉCIA "Τraining Course: “INCLUSIVE EDUCATION: Tackling with classroom diversity and early school leaving”

       IDEC Lifelong Learning Centre Τraining Course: “INCLUSIVE EDUCATION: Tackling with classroom diversity and early school leaving” Piraeus, Greece 14.05.2023 - 20/5/2023 As salas de aula das escolas são tão diversas quanto a sociedade, elas incluem todos os tipos de alunos com diferentes personalidades, habilidades e origens socioeconómicas. O desafio da escola do século XXI é proporcionar oportunidades diversificadas  a todos os alunos, para que estes possam desenvolver todo o seu potencial.   1-       Objetivos Inclusão de alunos com necessidades/caraterísticas educativas específicas na sala de aula - Alunos com dificuldades/limitações na aprendizagem - Alunos sobredotados - Alunos em risco de abandono escolar precoce.   2-       Metodologia e material de aprendizagem: Suporte Teórico Aplicação de técnicas de aprendizagem ativa Estudos de caso, atividades em pequenos grupos e atividades experimentai

ERASMUS Pamplona

Na 5ª feira, dia 15 de junho a nossa visita foi na escola municipal de Mendigoiti, uma escola onde as crianças, famílias e docentes falam maioritariamente em Euskera.  Fomos recebidas pela diretora que nos guiou pelos espaços e explicou a metodologia de trabalho - metodologia ativa.  Nesta escola as crianças desenvolvem-se em comunidades de aprendizagem, de forma autónoma e responsável através da ação, onde os professores têm um papel de mediadores/orientadores e em que as emoções e os valores do respeito, amizade, tolerância, parceria e cooperativismo são muito valorizadas. Os ambientes criados intencionalmente pelos professores, com um plano de trabalho definido por objetivos e procedimentos  e postos em prática através da concretização de projetos, possibilitam o desenvolvimento holístico de todas as crianças. Os materiais e jogos utilizados são na maioria de inspiração Montessori, contudo, existe a reciclagem e reutilização de outros materiais e alguns destes são doados pelas famíl