Avançar para o conteúdo principal

Build Your App, Teach Your Students How to Build Their Apps! 27-06-2022 a 02-07-2022 - Florença


Uma semana, verdadeiramente fantástica, de aprendizagem e partilha no "Berço do Renascimento"!


Florença dia 1 - 27-06-2022


A chegada à Teacher Academy em Florença!




Formador: Lorenzo Gaspari

Professores da Alemanha, Espanha, Polónia, Portugal e Hungria.


Primeira sessão.


As apresentações.


Introdução ao MIT App Inventor - Lorenzo Gaspari.


A primeira APP.


Florença dia 1 - depois da formação a bela Florença. 

                                                     Basilica di San Lorenzo.



Santa Maria del Fiore.



 Fontana del Nettuno. Piazza della Signoria.



Rio Arno.


Ponte Vecchio.


Florença dia 2 - 28-06-2022

Segundo dia Segunda APP.


                               APP  um pouco mais complexa que a primeira.


                                  Foi necessária uma redobrada atenção.


                              Até uma explicação pelo método tradicional.


Para terminar a manhã formativa, nada como uma foto de um grupo feliz com o trabalho colaborativo desenvolvido.



Florença dia 2 - depois da formação a imperdível visita à Galleria Degli Uffizi.


                                                         Giotto  c. 1300
 Madonna col Bambino e San Nicola San Giovanni Evangelista San Pietro e San Benedetto

                                                                        
 
Leonardo Da Vinci 1472-5
Anunciação


Botticeli c. 1480
Primavera


Botticeli c. 1485
Nascimento de Vénus


Botticeli c. 1495
A calúnia de Apeles




Ghirlandaio c. 1487
Adoração dos Magos



Ticiano 1538
Vénus de Urbino


Caravagio 1597
Medusa


Florença dia 3 - 29-06-2022

A terceira APP com a consequente dificuldade.


A pausa necessária.


Uma última explicação.


Por fim,  com APP terminada e enquanto o Lorenzo se divertia na caça ao Mário, eu e os colegas verificávamos um pormenor ou outro na nossa programação. Assim terminou o terceiro dia.


Florença dia 3 - depois da formação, na parte da tarde visita ao Batistério de são João e passeio pela bela Florença.

Teto em mosaico do Batistério.



Piazza della Santissima Annunziata.





Igreja de Santa Croce.





Pallazzo vecchio.


Florença dia 4 - antes da formação, na parte da manhã visita ao museu de San Marco e ao   convento de Santa Apolónia onde se encontra um belíssimo fresco da "última ceia".

San Marco
Fresco Anunciação Fra Angelico c. 1441


Celas dos Monges 
Fra Angelico 1443 - 1446










Refeitório do Convento de Santa Apollonia
Fresco "Última Ceia".
Andrea Del Castagno 1447




Florença dia 4 - 30-06-2022


Na quarta APP foi desenvolvida uma Calculadora,  o Lorenzo propôs uma abordagem inicial mais simples.

Mas, seguidamente houve necessidade de adicionar complexidade com a introdução de variáveis na programação.


Algumas verificações finais.


Código revisto e validado.


Calculadora concluída.


Florença dia 5 - antes da formação, na parte da manhã visita ao Pallazzo Medici Riccardi

Capela dos Magos
Vídeo


Florença dia 5 - 01-07-2022

Chegados ao último dia da formação e como se esperava a dificuldade da última APP surgiu - TIC TAC TOE no MIT APP inventor - Explicação da abordagem de implementação pretendida.



Foram necessários alguns testes.




Antes de se conseguir terminar a APP.



O merecido certificado



Após  uma semana, verdadeiramente fantástica, de aprendizagem e partilha, tivemos a oportunidade de conhecer um pouco melhor a bela região da Toscana. Excursão a Siena, San Gimgnano e Pisa.

Siena, San Gimgnano e Pisa dia 6 - 02-07-2022

Siena


Vídeo


San Gimgnano



Pisa



















Comentários

Mensagens populares deste blogue

ERASMUS Pamplona

Na 5ª feira, dia 15 de junho a nossa visita foi na escola municipal de Mendigoiti, uma escola onde as crianças, famílias e docentes falam maioritariamente em Euskera.  Fomos recebidas pela diretora que nos guiou pelos espaços e explicou a metodologia de trabalho - metodologia ativa.  Nesta escola as crianças desenvolvem-se em comunidades de aprendizagem, de forma autónoma e responsável através da ação, onde os professores têm um papel de mediadores/orientadores e em que as emoções e os valores do respeito, amizade, tolerância, parceria e cooperativismo são muito valorizadas. Os ambientes criados intencionalmente pelos professores, com um plano de trabalho definido por objetivos e procedimentos  e postos em prática através da concretização de projetos, possibilitam o desenvolvimento holístico de todas as crianças. Os materiais e jogos utilizados são na maioria de inspiração Montessori, contudo, existe a reciclagem e reutilização de outros materiais e alguns destes são doad...
 5º Dia de mobilidade em Helsínquia - Formação  Eco Schools  e  Future Classroom -Terminámos a mobilidade. Soube a pouco, pois achei que iria aprender bastante mais sobre a escola do futuro e o sistema de ensino finlandês. Apesar de tudo, este último dia foi ótimo com a visita a uma escola primária (do 1º ao 6º ano) em Vantaa. A diretora recebeu os grupos Erasmus e preparou uma sessão de apresentação do modelo de gestão da sua escola. Aliás, bem diferente do que temos em Portugal. Na visita aos espaços, fomos orientados por alunos do 5ºano que nos explicaram tudo num inglês perfeito. Gostaria de ter visitado também uma escola secundária, mas não foi possível. Fica para a próxima vez.