Avançar para o conteúdo principal

ERASMUS Pamplona

Na 5ª feira, dia 15 de junho a nossa visita foi na escola municipal de Mendigoiti, uma escola onde as crianças, famílias e docentes falam maioritariamente em Euskera. 

Fomos recebidas pela diretora que nos guiou pelos espaços e explicou a metodologia de trabalho - metodologia ativa. 

Nesta escola as crianças desenvolvem-se em comunidades de aprendizagem, de forma autónoma e responsável através da ação, onde os professores têm um papel de mediadores/orientadores e em que as emoções e os valores do respeito, amizade, tolerância, parceria e cooperativismo são muito valorizadas.

Os ambientes criados intencionalmente pelos professores, com um plano de trabalho definido por objetivos e procedimentos  e postos em prática através da concretização de projetos, possibilitam o desenvolvimento holístico de todas as crianças.

Os materiais e jogos utilizados são na maioria de inspiração Montessori, contudo, existe a reciclagem e reutilização de outros materiais e alguns destes são doados pelas famílias que possuem um nível socioeconómico elevado. Todos os materiais que as crianças necessitam para o desenvolvimento dos seus projetos estão na escola e não há manuais escolares, necessitando apenas de levar o lanche da manhã, somente composto por fruta.

Também aqui há uma grande cumplicidade entre as famílias que podem entrar livremente, no início e final das atividades, para colaborar com a troca de calçado e comunicar com os docentes.

Todos os espaços da escola são utilizados, as salas e corredores são muito amplas, sem portas e barreiras físicas, e esta está decorada com móveis, quadros e artigos de decoração diversos e estimulantes, como se fosse uma segunda casa. 

Existe uma riqueza e diversidade de materiais, jogos, livros, mobiliário e objetos de decorativos tão grande que não conseguimos encontrar palavras suficientes para os poder descrever.

Mendigoiti iniciou a sua mudança acerca de 8 anos, atualmente é considerada uma escola modelo em Espanha, mas esta mudança ainda não está concluída. 

Cada dia é um dia diferente e a mudança é uma constante.

"Se tudo muda na vida, porque não mudar também a educação? "




    

      



 


 









Comentários

Mensagens populares deste blogue

MOBILIDADE ERASMUS+ 2023 GRÉCIA "Τraining Course: “INCLUSIVE EDUCATION: Tackling with classroom diversity and early school leaving”

       IDEC Lifelong Learning Centre Τraining Course: “INCLUSIVE EDUCATION: Tackling with classroom diversity and early school leaving” Piraeus, Greece 14.05.2023 - 20/5/2023 As salas de aula das escolas são tão diversas quanto a sociedade, elas incluem todos os tipos de alunos com diferentes personalidades, habilidades e origens socioeconómicas. O desafio da escola do século XXI é proporcionar oportunidades diversificadas  a todos os alunos, para que estes possam desenvolver todo o seu potencial.   1-       Objetivos Inclusão de alunos com necessidades/caraterísticas educativas específicas na sala de aula - Alunos com dificuldades/limitações na aprendizagem - Alunos sobredotados - Alunos em risco de abandono escolar precoce.   2-       Metodologia e material de aprendizagem: Suporte Teórico Aplicação de técnicas de aprendizagem ativa Estudos de caso, atividades em pequenos grupos e atividades experimentai

ERASMUS Pamplona

 No terceiro dia em Pamplona fomos visitar a escola de Dª Àlvara de Àlvarez em Falces, um pequeno município, situado na zona sul, a cerca de 30 minutos.  Os alunos que frequentam esta escola são na maioria filhos  de emigrantes, que trabalham na agricultura  local ou serviços, com condições socioeconómicas baixas. Fomos recebidas por uma educadora de infância que nos guiou pelos diferentes espaços e salas do pré-escolar, onde pudemos observar os materiais, organização dos espaços e dinâmicas, que consideramos serem semelhantes às nossas práticas. As salas estão divididas por áreas de jogo/atividades, podendo ser utilizadas de forma livre, quadros de registo de rotinas e regras. Os educadores utilizam várias metodologias de trabalho no desenvolvimento das atividades. As maiores diferenças que observámos foi a existência da uma área de expressão dramática composta por uma estrutura mais elevada de madeira   e uma "área da casinha" com dois pisos, de grandes dimensões, em cada u