Avançar para o conteúdo principal

ERASMUS Pamplona

 No âmbito do ERASMUS+, na modalidade "JobShadowing", de 12 a 16 de junho de 2023, as educadoras Ana Maria Silva, Cristina Prazeres e Sandra Isabel dos Reis, do AEGHD e do AEVS deslocaram-se a Pamplona/Espanha para observar práticas de educação ativa.

No primeiro dia estivemos no CREENA (Centro de Recursos para a Equidade Educativa em Navarra) onde fomos recebidas pelo diretor que nos explicou que este centro é exclusivo da província de Navarra e tem como finalidade dar resposta às necessidades educativas das escolas públicas, disponibilizando recursos humanos e materiais, como por exemplo psicólogos, cuidadores, docentes da educação especial, terapeutas da fala, testes de avaliação, etc., apoiando crianças, famílias e docentes. Este apoio é também prestado na própria instituição.

Seguidamente, com a nossa guia Maite, também ela educadora da educação pré-escolar e coordenadora do projeto ERASMUS, fomos visitar a Escola Municipal San Francisco. 

A visita foi dirigida por uma docente aposentada e tivemos a oportunidade de observar a metodologia implementada pela escola, inspirada nos princípios da pedagogia Reggio Emília, nomeadamente ao nível da disposição e utilização dos diferentes espaços e materiais utilizados. 

Verificamos que uma grande parte das crianças que frequentam esta escola são filhos de emigrantes de várias nacionalidades, entre eles um português.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

ERASMUS Pamplona

Na 5ª feira, dia 15 de junho a nossa visita foi na escola municipal de Mendigoiti, uma escola onde as crianças, famílias e docentes falam maioritariamente em Euskera.  Fomos recebidas pela diretora que nos guiou pelos espaços e explicou a metodologia de trabalho - metodologia ativa.  Nesta escola as crianças desenvolvem-se em comunidades de aprendizagem, de forma autónoma e responsável através da ação, onde os professores têm um papel de mediadores/orientadores e em que as emoções e os valores do respeito, amizade, tolerância, parceria e cooperativismo são muito valorizadas. Os ambientes criados intencionalmente pelos professores, com um plano de trabalho definido por objetivos e procedimentos  e postos em prática através da concretização de projetos, possibilitam o desenvolvimento holístico de todas as crianças. Os materiais e jogos utilizados são na maioria de inspiração Montessori, contudo, existe a reciclagem e reutilização de outros materiais e alguns destes são doad...

Build Your App, Teach Your Students How to Build Their Apps! 27-06-2022 a 02-07-2022 - Florença

Uma semana, verdadeiramente fantástica, de aprendizagem e partilha no "Berço do Renascimento"! Florença dia 1 - 27-06-2022 A chegada à Teacher Academy em Florença! Formador: Lorenzo Gaspari Professores da Alemanha, Espanha, Polónia, Portugal e Hungria. Primeira sessão. As apresentações. Introdução ao MIT App Inventor - Lorenzo Gaspari. A primeira APP. Florença dia 1 - depois da formação a bela Florença.                                                                     Basilica di San Lorenzo. Santa Maria del Fiore.   Fontana del Nettuno. Piazza della Signoria. Rio Arno. Ponte Vecchio. Florença dia 2 - 28-06-2022 Segundo dia Segunda APP.                                 APP  um pouco mais com...
 5º Dia de mobilidade em Helsínquia - Formação  Eco Schools  e  Future Classroom -Terminámos a mobilidade. Soube a pouco, pois achei que iria aprender bastante mais sobre a escola do futuro e o sistema de ensino finlandês. Apesar de tudo, este último dia foi ótimo com a visita a uma escola primária (do 1º ao 6º ano) em Vantaa. A diretora recebeu os grupos Erasmus e preparou uma sessão de apresentação do modelo de gestão da sua escola. Aliás, bem diferente do que temos em Portugal. Na visita aos espaços, fomos orientados por alunos do 5ºano que nos explicaram tudo num inglês perfeito. Gostaria de ter visitado também uma escola secundária, mas não foi possível. Fica para a próxima vez.