No âmbito do ERASMUS+, na modalidade "JobShadowing", de 12 a 16 de junho de 2023, as educadoras Ana Maria Silva, Cristina Prazeres e Sandra Isabel dos Reis, do AEGHD e do AEVS deslocaram-se a Pamplona/Espanha para observar práticas de educação ativa.
No primeiro dia estivemos no CREENA (Centro de Recursos para a Equidade Educativa em Navarra) onde fomos recebidas pelo diretor que nos explicou que este centro é exclusivo da província de Navarra e tem como finalidade dar resposta às necessidades educativas das escolas públicas, disponibilizando recursos humanos e materiais, como por exemplo psicólogos, cuidadores, docentes da educação especial, terapeutas da fala, testes de avaliação, etc., apoiando crianças, famílias e docentes. Este apoio é também prestado na própria instituição.
Seguidamente, com a nossa guia Maite, também ela educadora da educação pré-escolar e coordenadora do projeto ERASMUS, fomos visitar a Escola Municipal San Francisco.
A visita foi dirigida por uma docente aposentada e tivemos a oportunidade de observar a metodologia implementada pela escola, inspirada nos princípios da pedagogia Reggio Emília, nomeadamente ao nível da disposição e utilização dos diferentes espaços e materiais utilizados.
Verificamos que uma grande parte das crianças que frequentam esta escola são filhos de emigrantes de várias nacionalidades, entre eles um português.
Comentários
Enviar um comentário