Avançar para o conteúdo principal

ERASMUS Pamplona

 No âmbito do ERASMUS+, na modalidade "JobShadowing", de 12 a 16 de junho de 2023, as educadoras Ana Maria Silva, Cristina Prazeres e Sandra Isabel dos Reis, do AEGHD e do AEVS deslocaram-se a Pamplona/Espanha para observar práticas de educação ativa.

No primeiro dia estivemos no CREENA (Centro de Recursos para a Equidade Educativa em Navarra) onde fomos recebidas pelo diretor que nos explicou que este centro é exclusivo da província de Navarra e tem como finalidade dar resposta às necessidades educativas das escolas públicas, disponibilizando recursos humanos e materiais, como por exemplo psicólogos, cuidadores, docentes da educação especial, terapeutas da fala, testes de avaliação, etc., apoiando crianças, famílias e docentes. Este apoio é também prestado na própria instituição.

Seguidamente, com a nossa guia Maite, também ela educadora da educação pré-escolar e coordenadora do projeto ERASMUS, fomos visitar a Escola Municipal San Francisco. 

A visita foi dirigida por uma docente aposentada e tivemos a oportunidade de observar a metodologia implementada pela escola, inspirada nos princípios da pedagogia Reggio Emília, nomeadamente ao nível da disposição e utilização dos diferentes espaços e materiais utilizados. 

Verificamos que uma grande parte das crianças que frequentam esta escola são filhos de emigrantes de várias nacionalidades, entre eles um português.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

ERASMUS Pamplona

 No terceiro dia em Pamplona fomos visitar a escola de Dª Àlvara de Àlvarez em Falces, um pequeno município, situado na zona sul, a cerca de 30 minutos.  Os alunos que frequentam esta escola são na maioria filhos  de emigrantes, que trabalham na agricultura  local ou serviços, com condições socioeconómicas baixas. Fomos recebidas por uma educadora de infância que nos guiou pelos diferentes espaços e salas do pré-escolar, onde pudemos observar os materiais, organização dos espaços e dinâmicas, que consideramos serem semelhantes às nossas práticas. As salas estão divididas por áreas de jogo/atividades, podendo ser utilizadas de forma livre, quadros de registo de rotinas e regras. Os educadores utilizam várias metodologias de trabalho no desenvolvimento das atividades. As maiores diferenças que observámos foi a existência da uma área de expressão dramática composta por uma estrutura mais elevada de madeira   e uma "área da casinha" com dois pisos, de grandes d...

ERASMUS+ ESTOCOLMO: SEGUNDA SEMANA "Empowering Literacy And Critical Thinking Through Arts"

  A segunda semana em Estocolmo, iniciou-se no dia 18 de julho com a segunda parte do curso organizado pela InterAct "Empowering Literacy And Critical Thinking Through Arts" com o formador Igor Fuckar da Croácia. Participaram nesta semana 12 professoras (nem todos os que estiveram na 1.ª semana continuaram e juntaram-se-nos alguns novos elementos) de Espanha, França (Ilha da Reunião), Chéquia, Polónia e Portugal. O f ormador apresentou-nos o sistema de ensino Croata:                O curso abordou o uso da obra de arte em sala de aula com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico, e consistiu em diversas apresentações teóricas: E exercícios práticos: (trabalho sobre a representação de emoções com a pintura de "selfies") (trabalho realizado a partir de uma obra de Bansky) A sala de formação foi sempre muito animada:   Tal como os intervalos:  No dia 20 de julho durante a manhã, fizemos uma visita guiada por Estocolmo, com uma gu...

ERASMUS Pamplona

Na 5ª feira, dia 15 de junho a nossa visita foi na escola municipal de Mendigoiti, uma escola onde as crianças, famílias e docentes falam maioritariamente em Euskera.  Fomos recebidas pela diretora que nos guiou pelos espaços e explicou a metodologia de trabalho - metodologia ativa.  Nesta escola as crianças desenvolvem-se em comunidades de aprendizagem, de forma autónoma e responsável através da ação, onde os professores têm um papel de mediadores/orientadores e em que as emoções e os valores do respeito, amizade, tolerância, parceria e cooperativismo são muito valorizadas. Os ambientes criados intencionalmente pelos professores, com um plano de trabalho definido por objetivos e procedimentos  e postos em prática através da concretização de projetos, possibilitam o desenvolvimento holístico de todas as crianças. Os materiais e jogos utilizados são na maioria de inspiração Montessori, contudo, existe a reciclagem e reutilização de outros materiais e alguns destes são doad...