Avançar para o conteúdo principal

MOBILIDADE ERASMUS+ 2023 GRÉCIA "Τraining Course: “INCLUSIVE EDUCATION: Tackling with classroom diversity and early school leaving”

 

  

 IDEC Lifelong Learning Centre


Τraining Course: “INCLUSIVE EDUCATION: Tackling with classroom diversity and early school leaving”

Piraeus, Greece

14.05.2023 - 20/5/2023


As salas de aula das escolas são tão diversas quanto a sociedade, elas incluem todos os tipos de alunos com diferentes personalidades, habilidades e origens socioeconómicas.

O desafio da escola do século XXI é proporcionar oportunidades diversificadas  a todos os alunos, para que estes possam desenvolver todo o seu potencial.

 

1-      Objetivos

Inclusão de alunos com necessidades/caraterísticas educativas específicas na sala de aula

- Alunos com dificuldades/limitações na aprendizagem

- Alunos sobredotados

- Alunos em risco de abandono escolar precoce.

 

2-      Metodologia e material de aprendizagem:

Suporte Teórico

Aplicação de técnicas de aprendizagem ativa

Estudos de caso, atividades em pequenos grupos e atividades experimentais.



APRESENTAÇÃO


      22 participantes, 4 nacionalidades (Portugal, Espanha, Roménia, Letónia).

                                                     

PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS



Apresentação da Escola Secundária da Ramada

                                      
Sala de Valências Especializada da ESRamada



Grupo de trabalho (Professoras e Assistente Operacional)


MISSÃO CUMPRIDA


Entrega de Diplomas


Visita cultural à Acrópole 

AGRADECIMENTOS

Aos colegas participantes, pela simpatia e pela generosa partilha de experiências. 

À formadora Betty Aggeletaki atenta, motivadora e que sempre nos impulsionou a participar ativamente nas atividades.

À Lila Anthopoulou pela organização e apoio eficiente em todos os assuntos logísticos. 

Ao CENFORES por toda a ajuda disponibilizada

À Direção da Escola Secundária da Ramada pelo apoio e incentivo.






Comentários

Mensagens populares deste blogue

ERASMUS Pamplona

Na 5ª feira, dia 15 de junho a nossa visita foi na escola municipal de Mendigoiti, uma escola onde as crianças, famílias e docentes falam maioritariamente em Euskera.  Fomos recebidas pela diretora que nos guiou pelos espaços e explicou a metodologia de trabalho - metodologia ativa.  Nesta escola as crianças desenvolvem-se em comunidades de aprendizagem, de forma autónoma e responsável através da ação, onde os professores têm um papel de mediadores/orientadores e em que as emoções e os valores do respeito, amizade, tolerância, parceria e cooperativismo são muito valorizadas. Os ambientes criados intencionalmente pelos professores, com um plano de trabalho definido por objetivos e procedimentos  e postos em prática através da concretização de projetos, possibilitam o desenvolvimento holístico de todas as crianças. Os materiais e jogos utilizados são na maioria de inspiração Montessori, contudo, existe a reciclagem e reutilização de outros materiais e alguns destes são doad...

Build Your App, Teach Your Students How to Build Their Apps! 27-06-2022 a 02-07-2022 - Florença

Uma semana, verdadeiramente fantástica, de aprendizagem e partilha no "Berço do Renascimento"! Florença dia 1 - 27-06-2022 A chegada à Teacher Academy em Florença! Formador: Lorenzo Gaspari Professores da Alemanha, Espanha, Polónia, Portugal e Hungria. Primeira sessão. As apresentações. Introdução ao MIT App Inventor - Lorenzo Gaspari. A primeira APP. Florença dia 1 - depois da formação a bela Florença.                                                                     Basilica di San Lorenzo. Santa Maria del Fiore.   Fontana del Nettuno. Piazza della Signoria. Rio Arno. Ponte Vecchio. Florença dia 2 - 28-06-2022 Segundo dia Segunda APP.                                 APP  um pouco mais com...
 5º Dia de mobilidade em Helsínquia - Formação  Eco Schools  e  Future Classroom -Terminámos a mobilidade. Soube a pouco, pois achei que iria aprender bastante mais sobre a escola do futuro e o sistema de ensino finlandês. Apesar de tudo, este último dia foi ótimo com a visita a uma escola primária (do 1º ao 6º ano) em Vantaa. A diretora recebeu os grupos Erasmus e preparou uma sessão de apresentação do modelo de gestão da sua escola. Aliás, bem diferente do que temos em Portugal. Na visita aos espaços, fomos orientados por alunos do 5ºano que nos explicaram tudo num inglês perfeito. Gostaria de ter visitado também uma escola secundária, mas não foi possível. Fica para a próxima vez.