Avançar para o conteúdo principal

ERASMUS+ ESTOCOLMO: SEGUNDA SEMANA "Empowering Literacy And Critical Thinking Through Arts"

 

A segunda semana em Estocolmo, iniciou-se no dia 18 de julho com a segunda parte do curso organizado pela InterAct "Empowering Literacy And Critical Thinking Through Arts" com o formador Igor Fuckar da Croácia. Participaram nesta semana 12 professoras (nem todos os que estiveram na 1.ª semana continuaram e juntaram-se-nos alguns novos elementos) de Espanha, França (Ilha da Reunião), Chéquia, Polónia e Portugal.
O formador apresentou-nos o sistema de ensino Croata:
              
O curso abordou o uso da obra de arte em sala de aula com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico, e consistiu em diversas apresentações teóricas:
E exercícios práticos:
(trabalho sobre a representação de emoções com a pintura de "selfies")
(trabalho realizado a partir de uma obra de Bansky)
A sala de formação foi sempre muito animada:

 

Tal como os intervalos:

 No dia 20 de julho durante a manhã, fizemos uma visita guiada por Estocolmo, com uma guia local:

 E visitámos o Moderna Museet (https://www.modernamuseet.se/stockholm/en/), o museu de arte contemporânea, com o objetivo de realizar um trabalho visual através da aplicação Picpac (https://picpac.tv/):

Todos os trabalhos realizados foram partilhados num Padlet:


Despedimo-nos, com rum da Ilha da Reunião, depois de uma semana muito enriquecedora.
E seria impossível deixar Estocolmo sem visitar alguns lugares emblemáticos:
( a rua mais estreita de Estocolmo que concede desejos)
(Ikea do City Gallerian)


Cristina da Costa Murra
Professora de História e Geografia de Portugal e Português
AE Vasco Santana
#suecia
#estocolmo






































Comentários

Mensagens populares deste blogue

Build Your App, Teach Your Students How to Build Their Apps! 27-06-2022 a 02-07-2022 - Florença

Uma semana, verdadeiramente fantástica, de aprendizagem e partilha no "Berço do Renascimento"! Florença dia 1 - 27-06-2022 A chegada à Teacher Academy em Florença! Formador: Lorenzo Gaspari Professores da Alemanha, Espanha, Polónia, Portugal e Hungria. Primeira sessão. As apresentações. Introdução ao MIT App Inventor - Lorenzo Gaspari. A primeira APP. Florença dia 1 - depois da formação a bela Florença.                                                                     Basilica di San Lorenzo. Santa Maria del Fiore.   Fontana del Nettuno. Piazza della Signoria. Rio Arno. Ponte Vecchio. Florença dia 2 - 28-06-2022 Segundo dia Segunda APP.                                 APP  um pouco mais com...

ERASMUS Pamplona

Na 5ª feira, dia 15 de junho a nossa visita foi na escola municipal de Mendigoiti, uma escola onde as crianças, famílias e docentes falam maioritariamente em Euskera.  Fomos recebidas pela diretora que nos guiou pelos espaços e explicou a metodologia de trabalho - metodologia ativa.  Nesta escola as crianças desenvolvem-se em comunidades de aprendizagem, de forma autónoma e responsável através da ação, onde os professores têm um papel de mediadores/orientadores e em que as emoções e os valores do respeito, amizade, tolerância, parceria e cooperativismo são muito valorizadas. Os ambientes criados intencionalmente pelos professores, com um plano de trabalho definido por objetivos e procedimentos  e postos em prática através da concretização de projetos, possibilitam o desenvolvimento holístico de todas as crianças. Os materiais e jogos utilizados são na maioria de inspiração Montessori, contudo, existe a reciclagem e reutilização de outros materiais e alguns destes são doad...
 5º Dia de mobilidade em Helsínquia - Formação  Eco Schools  e  Future Classroom -Terminámos a mobilidade. Soube a pouco, pois achei que iria aprender bastante mais sobre a escola do futuro e o sistema de ensino finlandês. Apesar de tudo, este último dia foi ótimo com a visita a uma escola primária (do 1º ao 6º ano) em Vantaa. A diretora recebeu os grupos Erasmus e preparou uma sessão de apresentação do modelo de gestão da sua escola. Aliás, bem diferente do que temos em Portugal. Na visita aos espaços, fomos orientados por alunos do 5ºano que nos explicaram tudo num inglês perfeito. Gostaria de ter visitado também uma escola secundária, mas não foi possível. Fica para a próxima vez.