Avançar para o conteúdo principal

ERASMUS+ ESTOCOLMO: SEGUNDA SEMANA "Empowering Literacy And Critical Thinking Through Arts"

 

A segunda semana em Estocolmo, iniciou-se no dia 18 de julho com a segunda parte do curso organizado pela InterAct "Empowering Literacy And Critical Thinking Through Arts" com o formador Igor Fuckar da Croácia. Participaram nesta semana 12 professoras (nem todos os que estiveram na 1.ª semana continuaram e juntaram-se-nos alguns novos elementos) de Espanha, França (Ilha da Reunião), Chéquia, Polónia e Portugal.
O formador apresentou-nos o sistema de ensino Croata:
              
O curso abordou o uso da obra de arte em sala de aula com o objetivo de desenvolver o pensamento crítico, e consistiu em diversas apresentações teóricas:
E exercícios práticos:
(trabalho sobre a representação de emoções com a pintura de "selfies")
(trabalho realizado a partir de uma obra de Bansky)
A sala de formação foi sempre muito animada:

 

Tal como os intervalos:

 No dia 20 de julho durante a manhã, fizemos uma visita guiada por Estocolmo, com uma guia local:

 E visitámos o Moderna Museet (https://www.modernamuseet.se/stockholm/en/), o museu de arte contemporânea, com o objetivo de realizar um trabalho visual através da aplicação Picpac (https://picpac.tv/):

Todos os trabalhos realizados foram partilhados num Padlet:


Despedimo-nos, com rum da Ilha da Reunião, depois de uma semana muito enriquecedora.
E seria impossível deixar Estocolmo sem visitar alguns lugares emblemáticos:
( a rua mais estreita de Estocolmo que concede desejos)
(Ikea do City Gallerian)


Cristina da Costa Murra
Professora de História e Geografia de Portugal e Português
AE Vasco Santana
#suecia
#estocolmo






































Comentários

Mensagens populares deste blogue

ERASMUS Pamplona

 No terceiro dia em Pamplona fomos visitar a escola de Dª Àlvara de Àlvarez em Falces, um pequeno município, situado na zona sul, a cerca de 30 minutos.  Os alunos que frequentam esta escola são na maioria filhos  de emigrantes, que trabalham na agricultura  local ou serviços, com condições socioeconómicas baixas. Fomos recebidas por uma educadora de infância que nos guiou pelos diferentes espaços e salas do pré-escolar, onde pudemos observar os materiais, organização dos espaços e dinâmicas, que consideramos serem semelhantes às nossas práticas. As salas estão divididas por áreas de jogo/atividades, podendo ser utilizadas de forma livre, quadros de registo de rotinas e regras. Os educadores utilizam várias metodologias de trabalho no desenvolvimento das atividades. As maiores diferenças que observámos foi a existência da uma área de expressão dramática composta por uma estrutura mais elevada de madeira   e uma "área da casinha" com dois pisos, de grandes d...

ERASMUS Pamplona

Na 5ª feira, dia 15 de junho a nossa visita foi na escola municipal de Mendigoiti, uma escola onde as crianças, famílias e docentes falam maioritariamente em Euskera.  Fomos recebidas pela diretora que nos guiou pelos espaços e explicou a metodologia de trabalho - metodologia ativa.  Nesta escola as crianças desenvolvem-se em comunidades de aprendizagem, de forma autónoma e responsável através da ação, onde os professores têm um papel de mediadores/orientadores e em que as emoções e os valores do respeito, amizade, tolerância, parceria e cooperativismo são muito valorizadas. Os ambientes criados intencionalmente pelos professores, com um plano de trabalho definido por objetivos e procedimentos  e postos em prática através da concretização de projetos, possibilitam o desenvolvimento holístico de todas as crianças. Os materiais e jogos utilizados são na maioria de inspiração Montessori, contudo, existe a reciclagem e reutilização de outros materiais e alguns destes são doad...