Avançar para o conteúdo principal

ERASMUS Pamplona

No segundo dia de mobilidade em Pamplona, regressámos à escola municipal de San Francisco, pelas 8h45m, para observar as rotinas diárias, práticas e dinâmicas nas salas da educação pré-escolar, organização dos espaços e materiais, bem como, a rentabilização dos recursos humanos.

Começámos por observar a entrada  das crianças com as famílias e o acolhimento nas salas. Verificámos que quando os portões são abertos as famílias entram livremente na escola e nas salas para trocar o calçado das crianças e arrumar os seus pertences. O relacionamento com os docentes é informal e de grande proximidade, uma vez que têm a oportunidade de estabelecer diálogo diariamente.

Após a saída das famílias, houve uma breve conversa e seguidamente as crianças foram divididas em dois grupos. Um dos  grupos foi para a aula de motricidade, acompanhado por dois professores, um deles de educação física, onde exploraram os materiais disponibilizados de forma livre. As  restantes crianças distribuíram-se pelas áreas de jogo e brincadeira, de acordo com os seus interesses na sala de atividades. 

Os docentes presentes facultaram alguns dos materiais necessários para o desenvolvimento das atividades, tais como jogos de mesa, tintas e pinceis, marcadores refletores para a área escura e ligaram ainda o computador e o retroprojetor. Outros materiais não estruturados (madeiras, tubos, amostras de azulejos, pinhas, pedras, etc.) estavam dispostos ao alcance das crianças para serem explorados livremente.

Durante este dia tivemos ainda a oportunidade de observar os grupos que têm um currículo alternativo, no qual aprendem a língua Basca/Euskera, com algumas das práticas e dinâmicas semelhantes ao primeiro grupo e visitámos as turmas do 1º ciclo.

Por fim, acompanhámos todas as crianças da educação pré-escolar a um parque exterior que pertence a uma escola profissional de educação que articula com esta escola municipal. 

Este parque é dotado de equipamentos e estruturas feitos de materiais naturais, caixas de areia, circuito de água, plataformas de equilíbrio e escalada, abrigos de madeira e instrumentos musicais fixos na parede, pensadas para serem utilizadas pelas crianças, desenvolvendo diversas aprendizagens.

Quando regressámos à escola, pelas 14h, a maioria das crianças saíram com as respetivas famílias e um número reduzido almoçou no refeitório.

Durante toda a visitas fomos acompanhadas pelo professor de Inglês.









Comentários

Mensagens populares deste blogue

MOBILIDADE ERASMUS+ 2023 GRÉCIA "Τraining Course: “INCLUSIVE EDUCATION: Tackling with classroom diversity and early school leaving”

       IDEC Lifelong Learning Centre Τraining Course: “INCLUSIVE EDUCATION: Tackling with classroom diversity and early school leaving” Piraeus, Greece 14.05.2023 - 20/5/2023 As salas de aula das escolas são tão diversas quanto a sociedade, elas incluem todos os tipos de alunos com diferentes personalidades, habilidades e origens socioeconómicas. O desafio da escola do século XXI é proporcionar oportunidades diversificadas  a todos os alunos, para que estes possam desenvolver todo o seu potencial.   1-       Objetivos Inclusão de alunos com necessidades/caraterísticas educativas específicas na sala de aula - Alunos com dificuldades/limitações na aprendizagem - Alunos sobredotados - Alunos em risco de abandono escolar precoce.   2-       Metodologia e material de aprendizagem: Suporte Teórico Aplicação de técnicas de aprendizagem ativa Estudos de caso, atividades em pequenos grupos e atividades experimentai

ERASMUS Pamplona

Na 5ª feira, dia 15 de junho a nossa visita foi na escola municipal de Mendigoiti, uma escola onde as crianças, famílias e docentes falam maioritariamente em Euskera.  Fomos recebidas pela diretora que nos guiou pelos espaços e explicou a metodologia de trabalho - metodologia ativa.  Nesta escola as crianças desenvolvem-se em comunidades de aprendizagem, de forma autónoma e responsável através da ação, onde os professores têm um papel de mediadores/orientadores e em que as emoções e os valores do respeito, amizade, tolerância, parceria e cooperativismo são muito valorizadas. Os ambientes criados intencionalmente pelos professores, com um plano de trabalho definido por objetivos e procedimentos  e postos em prática através da concretização de projetos, possibilitam o desenvolvimento holístico de todas as crianças. Os materiais e jogos utilizados são na maioria de inspiração Montessori, contudo, existe a reciclagem e reutilização de outros materiais e alguns destes são doados pelas famíl

ERASMUS Pamplona

 No terceiro dia em Pamplona fomos visitar a escola de Dª Àlvara de Àlvarez em Falces, um pequeno município, situado na zona sul, a cerca de 30 minutos.  Os alunos que frequentam esta escola são na maioria filhos  de emigrantes, que trabalham na agricultura  local ou serviços, com condições socioeconómicas baixas. Fomos recebidas por uma educadora de infância que nos guiou pelos diferentes espaços e salas do pré-escolar, onde pudemos observar os materiais, organização dos espaços e dinâmicas, que consideramos serem semelhantes às nossas práticas. As salas estão divididas por áreas de jogo/atividades, podendo ser utilizadas de forma livre, quadros de registo de rotinas e regras. Os educadores utilizam várias metodologias de trabalho no desenvolvimento das atividades. As maiores diferenças que observámos foi a existência da uma área de expressão dramática composta por uma estrutura mais elevada de madeira   e uma "área da casinha" com dois pisos, de grandes dimensões, em cada u