No segundo dia de mobilidade em Pamplona, regressámos à escola municipal de San Francisco, pelas 8h45m, para observar as rotinas diárias, práticas e dinâmicas nas salas da educação pré-escolar, organização dos espaços e materiais, bem como, a rentabilização dos recursos humanos.
Começámos por observar a entrada das crianças com as famílias e o acolhimento nas salas. Verificámos que quando os portões são abertos as famílias entram livremente na escola e nas salas para trocar o calçado das crianças e arrumar os seus pertences. O relacionamento com os docentes é informal e de grande proximidade, uma vez que têm a oportunidade de estabelecer diálogo diariamente.
Após a saída das famílias, houve uma breve conversa e seguidamente as crianças foram divididas em dois grupos. Um dos grupos foi para a aula de motricidade, acompanhado por dois professores, um deles de educação física, onde exploraram os materiais disponibilizados de forma livre. As restantes crianças distribuíram-se pelas áreas de jogo e brincadeira, de acordo com os seus interesses na sala de atividades.
Os docentes presentes facultaram alguns dos materiais necessários para o desenvolvimento das atividades, tais como jogos de mesa, tintas e pinceis, marcadores refletores para a área escura e ligaram ainda o computador e o retroprojetor. Outros materiais não estruturados (madeiras, tubos, amostras de azulejos, pinhas, pedras, etc.) estavam dispostos ao alcance das crianças para serem explorados livremente.
Durante este dia tivemos ainda a oportunidade de observar os grupos que têm um currículo alternativo, no qual aprendem a língua Basca/Euskera, com algumas das práticas e dinâmicas semelhantes ao primeiro grupo e visitámos as turmas do 1º ciclo.
Por fim, acompanhámos todas as crianças da educação pré-escolar a um parque exterior que pertence a uma escola profissional de educação que articula com esta escola municipal.
Este parque é dotado de equipamentos e estruturas feitos de materiais naturais, caixas de areia, circuito de água, plataformas de equilíbrio e escalada, abrigos de madeira e instrumentos musicais fixos na parede, pensadas para serem utilizadas pelas crianças, desenvolvendo diversas aprendizagens.
Quando regressámos à escola, pelas 14h, a maioria das crianças saíram com as respetivas famílias e um número reduzido almoçou no refeitório.
Durante toda a visitas fomos acompanhadas pelo professor de Inglês.
Comentários
Enviar um comentário