Avançar para o conteúdo principal

ERASMUS Pamplona

No segundo dia de mobilidade em Pamplona, regressámos à escola municipal de San Francisco, pelas 8h45m, para observar as rotinas diárias, práticas e dinâmicas nas salas da educação pré-escolar, organização dos espaços e materiais, bem como, a rentabilização dos recursos humanos.

Começámos por observar a entrada  das crianças com as famílias e o acolhimento nas salas. Verificámos que quando os portões são abertos as famílias entram livremente na escola e nas salas para trocar o calçado das crianças e arrumar os seus pertences. O relacionamento com os docentes é informal e de grande proximidade, uma vez que têm a oportunidade de estabelecer diálogo diariamente.

Após a saída das famílias, houve uma breve conversa e seguidamente as crianças foram divididas em dois grupos. Um dos  grupos foi para a aula de motricidade, acompanhado por dois professores, um deles de educação física, onde exploraram os materiais disponibilizados de forma livre. As  restantes crianças distribuíram-se pelas áreas de jogo e brincadeira, de acordo com os seus interesses na sala de atividades. 

Os docentes presentes facultaram alguns dos materiais necessários para o desenvolvimento das atividades, tais como jogos de mesa, tintas e pinceis, marcadores refletores para a área escura e ligaram ainda o computador e o retroprojetor. Outros materiais não estruturados (madeiras, tubos, amostras de azulejos, pinhas, pedras, etc.) estavam dispostos ao alcance das crianças para serem explorados livremente.

Durante este dia tivemos ainda a oportunidade de observar os grupos que têm um currículo alternativo, no qual aprendem a língua Basca/Euskera, com algumas das práticas e dinâmicas semelhantes ao primeiro grupo e visitámos as turmas do 1º ciclo.

Por fim, acompanhámos todas as crianças da educação pré-escolar a um parque exterior que pertence a uma escola profissional de educação que articula com esta escola municipal. 

Este parque é dotado de equipamentos e estruturas feitos de materiais naturais, caixas de areia, circuito de água, plataformas de equilíbrio e escalada, abrigos de madeira e instrumentos musicais fixos na parede, pensadas para serem utilizadas pelas crianças, desenvolvendo diversas aprendizagens.

Quando regressámos à escola, pelas 14h, a maioria das crianças saíram com as respetivas famílias e um número reduzido almoçou no refeitório.

Durante toda a visitas fomos acompanhadas pelo professor de Inglês.









Comentários

Mensagens populares deste blogue

ERASMUS Pamplona

Na 5ª feira, dia 15 de junho a nossa visita foi na escola municipal de Mendigoiti, uma escola onde as crianças, famílias e docentes falam maioritariamente em Euskera.  Fomos recebidas pela diretora que nos guiou pelos espaços e explicou a metodologia de trabalho - metodologia ativa.  Nesta escola as crianças desenvolvem-se em comunidades de aprendizagem, de forma autónoma e responsável através da ação, onde os professores têm um papel de mediadores/orientadores e em que as emoções e os valores do respeito, amizade, tolerância, parceria e cooperativismo são muito valorizadas. Os ambientes criados intencionalmente pelos professores, com um plano de trabalho definido por objetivos e procedimentos  e postos em prática através da concretização de projetos, possibilitam o desenvolvimento holístico de todas as crianças. Os materiais e jogos utilizados são na maioria de inspiração Montessori, contudo, existe a reciclagem e reutilização de outros materiais e alguns destes são doad...

Build Your App, Teach Your Students How to Build Their Apps! 27-06-2022 a 02-07-2022 - Florença

Uma semana, verdadeiramente fantástica, de aprendizagem e partilha no "Berço do Renascimento"! Florença dia 1 - 27-06-2022 A chegada à Teacher Academy em Florença! Formador: Lorenzo Gaspari Professores da Alemanha, Espanha, Polónia, Portugal e Hungria. Primeira sessão. As apresentações. Introdução ao MIT App Inventor - Lorenzo Gaspari. A primeira APP. Florença dia 1 - depois da formação a bela Florença.                                                                     Basilica di San Lorenzo. Santa Maria del Fiore.   Fontana del Nettuno. Piazza della Signoria. Rio Arno. Ponte Vecchio. Florença dia 2 - 28-06-2022 Segundo dia Segunda APP.                                 APP  um pouco mais com...
 5º Dia de mobilidade em Helsínquia - Formação  Eco Schools  e  Future Classroom -Terminámos a mobilidade. Soube a pouco, pois achei que iria aprender bastante mais sobre a escola do futuro e o sistema de ensino finlandês. Apesar de tudo, este último dia foi ótimo com a visita a uma escola primária (do 1º ao 6º ano) em Vantaa. A diretora recebeu os grupos Erasmus e preparou uma sessão de apresentação do modelo de gestão da sua escola. Aliás, bem diferente do que temos em Portugal. Na visita aos espaços, fomos orientados por alunos do 5ºano que nos explicaram tudo num inglês perfeito. Gostaria de ter visitado também uma escola secundária, mas não foi possível. Fica para a próxima vez.