3º Dia de Mobilidade em Helsínquia - Iniciamos a formação com uma frase que considerei bastante pertinente, daí querer partilhar com os outros: "We´re playing all the right notes, but not necessarily in the right order." (Eric Morecombe). Tomar notas pode ser visto sobre diferentes perspetivas. Podemos tomar notas da nossa vida, das nossas ações, do que ouvimos ou do que lemos, independentemente da sua ordem, mas, acima de tudo, o que importa são as reflexões que fazemos com as notas que tiramos. Hoje a formação centrou-se no papel do aluno e do professor, das notas que conseguimos tirar das nossas aulas. Se os professores têm objetivos definidos, bem verdade é que os alunos também precisam de definir as suas próprias estratégias e objetivos para alcançarem sucesso. Entre várias ideias que foram surgindo, deixo aqui estas pequenas notas.
Na 5ª feira, dia 15 de junho a nossa visita foi na escola municipal de Mendigoiti, uma escola onde as crianças, famílias e docentes falam maioritariamente em Euskera. Fomos recebidas pela diretora que nos guiou pelos espaços e explicou a metodologia de trabalho - metodologia ativa. Nesta escola as crianças desenvolvem-se em comunidades de aprendizagem, de forma autónoma e responsável através da ação, onde os professores têm um papel de mediadores/orientadores e em que as emoções e os valores do respeito, amizade, tolerância, parceria e cooperativismo são muito valorizadas. Os ambientes criados intencionalmente pelos professores, com um plano de trabalho definido por objetivos e procedimentos e postos em prática através da concretização de projetos, possibilitam o desenvolvimento holístico de todas as crianças. Os materiais e jogos utilizados são na maioria de inspiração Montessori, contudo, existe a reciclagem e reutilização de outros materiais e alguns destes são doad...
Comentários
Enviar um comentário